Além de ser um dos mais populares personagens do folclore japonês, o Maneki Neko é considerado um potente amuleto da sorte, destinado a fomentar o comércio e proporcionar prosperidade nos lares.
Figurado pela imagem de um gato, esse bichano “kawaii” (fofo, em japonês) tem uma característica única: sua patinha levantada. É comum encontrarmos estes simpáticos gatinhos nas entradas e prateleiras das lojas japonesas com uma pata levantada, atraindo os clientes para entrar.
As pessoas adquirem o Maneki Neko como talismã que, dependendo da cor, material, tamanho, estilo, posição das mãos e ornamentação adicionadas a sua imagem, pode representar grande variedade de simbologia - mas sempre com a crença de que é um "gato da sorte”.
Uma dessas variedades de simbologia é sua própria pata, que possui diversos significados:
a pata esquerda levantada atrai uma boa clientela;
a pata direita levantada atrai fortuna e sorte;
as duas patas levantadas (ou até mesmo as quatro patas - o que é raro) atrai fortuna e sorte, ao mesmo tempo que atrai clientes;
quanto mais alta a pata estiver, melhor. Isso faz com que a altura da pata atraia mais dinheiro e/ou clientes.
Além de sua patinha característica, o Manekineko mais comum é representado segurando um koban (moeda de ouro do Período Edo), que possui forma ovalada. Com isso, a moeda fictícia é um símbolo de riqueza e prosperidade.
Agora que você já conhece um pouco mais sobre o Maneki Neko, o Nazo ergue sua pata esquerda e te convida a vivenciar incríveis opções da culinária japonesa!
Quer saber de mais curiosidades sobre a herança cultural dos japoneses e sua deliciosa culinária? Nos acompanhe nas redes sociais!
Facebook e Instagram: @nazosushibar
.
Min'na ganbatte (boa sorte a todos)!
Comments