top of page

Os animais na cultura japonesa



Na cultura japonesa, vários animais são apreciados pelos significados que possuem. Lá, eles são vistos como símbolos de qualidades que os japoneses gostariam de expressar ou de se beneficiar. Esses seres são figuras importantes que compõem a cultura, as crenças, os costumes, as artes e a mitologia do país oriental. Confira a simbologia de alguns destes animais e entenda por que eles são tão importantes em sua cultura:


1- Carpa (Koi)


As carpas ornamentais, também chamadas de Koi, surgiram no Japão através da mutação genética da carpa comum, originária da China. Este tipo de peixe nada contra as fortes correntezas dos rios para desovar. Por este motivo, elas são símbolos de perseverança, força e determinação. Além disso, elas também simbolizam sucesso na vida e nos negócios.


2- Grou (Tsuru)


No Japão, acredita-se que esta ave representa sorte, paz, saúde, longevidade, fortuna, felicidade e fidelidade. Segundo a mitologia japonesa, este pássaro pode chegar a viver até 1.000 anos. Apesar de não ser verdade, o Grou chega a viver de 20 a 30 anos e é conhecido por simbolizar a longevidade. Estas aves são monogâmicas e, por isso, também representam o amor conjugal e a fidelidade.


3- Gato


Os gatos são muito populares no Japão, reverenciados por trazer boa sorte e resultados positivos. O Maneki Neko, figura que já falamos sobre em um artigo anterior, é considerado um amuleto para atrair sorte, proteção, prosperidade, felicidade e saúde. No entanto, existem pessoas que acreditam que os gatos não são confiáveis. Isto porque existem contos populares japoneses que contam histórias sobre felinos que mudam de forma e podem até possuir humanos.


4- Cão-guaxinim japonês (Tanuki)


O Tanuki é uma subespécie do cão-guaxinim asiático. No folclore japonês, ele possui poderes sobrenaturais e é conhecido por ser travesso, alegre e brincalhão. Acredita-se que ele tenha a capacidade de mudar de forma e trazer fortuna a quem o honra com uma estátua chamada Bake-danuki. Desde os tempos antigos, essas estátuas de Tanuki podem ser vistas nas portas de restaurantes para atrair clientes.


5- Raposa (Kitsune)


O Kitsune é uma pequena raposa cujas lendas a definem como uma grande ilusionista, capaz de enganar os humanos e pregar-lhes muitas peças com suas magias. Este animal também é admirado por sua inteligência e astúcia. Esta criatura mística pode ser boa ou ruim para os humanos. Os bondosos são os guardiões dos santuários xintoístas do Deus do Arroz (Inari) e os maus são aqueles que atacam galinheiros, roubam pequenos animais de fazenda e tornam a vida difícil para os agricultores japoneses.

Quer saber de mais curiosidades sobre a herança cultural dos japoneses e sua deliciosa culinária? Nos acompanhe nas redes sociais!


Facebook e Instagram: @nazosushibar


16.081 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page